quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Divagações


A vida, através das suas ondulações, boas e más, é a nossa escola, navegando nas suas vicissitudes. 
Através dos obstáculos, que contornamos, tornamos-nos mais sapientes, resilientes, maduros!
Existem períodos, situações, ocorrências de vida que marcam para todo o sempre. Mazelas que ficam, mas que não nos derrubam!
Aliás, em muitos casos, são uma aprendizagem, que nos fazem crescer. Aprendemos a ser melhores seres humanos, amigos, ouvintes e compreensivos, quer nas nossas, quer nas adversidades sentidas por terceiros.

Tenho apreendido a ouvir, e principalmente a evitar a crítica fácil, a negatividade, o mal dizer que diariamente bombardeia os nossos ouvidos, pois nada acrescenta e apenas adensa as trevas e prejudica o nosso bem-estar!
Faz oito anos que fui operado pela segunda vez, e isso apenas me relembra que devo dar mais valor ao viver, às pessoas, às relações interpessoais.
A perfeição não é característica do ser humano, pois somos imperfeitos, e é nessa imperfeição que temos a nossa beleza. E aí que reside a nossa essência, pelo que devemos aprender a ouvir, argumentar, mas acima de tudo aceitar as opiniões de outrem, ainda que não se concorde com ela.
Cada vez mais devemos evitar alimentar almas conturbadas, doentes, maldosas, que sugam a nossa positividade e a delas próprias. Fazê-las compreender que a maledicência, a injúria, a infância, lhes consome a sanidade mental, é muitas vezes uma batalha hercúlea, perdida ... mas mesmo assim "eu luto", acreditando que a mudança é possível. Sou por natureza optimista, ainda que ocasionalmente vacile!
Talvez o amadurecimento, aquela fracção de segundos em que ia entregando a alma ao criador, me tenha iluminado, ensinado a amar a vida e aqueles que amo, entregando-me aos segundos que diariamente vivo e respiro!
Naquele dia 22 Abril de 2010, renasci, descobri que respirar é uma dádiva, viver é uma bênção.
Se já valorizava e praticava certos princípios morais, mais os valorizo hoje, o respeito a par da solidariedade são pedras basilares da essência humana ...
Até nos piores dias se encontram motivos para sorrir!

(Foto de 2010 - Fernando Carvalho)

Sem comentários:

Enviar um comentário