quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Desabafo sobre o desrespeito às gentes transmontanas - I Love it



Infelizmente a busca de audiências a qualquer preço, esbarra muitas vezes na maledicência e na destruição da identidade de uma região tão ilustre como o Reino Maravilhoso, paraíso idílico narrado pelo nosso ilustríssimo transmontano Adolfo Correia da Rocha (Miguel Torga) e que eu tanto amo e sobre o qual também escrevo. 


A TVI é uma estação que tem vindo a perder qualidade, sendo que neste caso em apreço denegriu a imagem dos transmontanos, escamoteando das suas gentes e da sua cultura. 

É sabido que muitos cargos dirigentes e não só em Portugal são detidos por ilustres transmontanos. 

Trata-se de um povo simples e humilde é certo, mas também solidário, fraterno, com uma aculturação reconhecida, crítico, conhecedor das realidades, a quem todos os portugueses devem respeitar, pela longa história que ajudou a alicerçar e a fundar a nação lusa. 

Graças à luta de transmontanos e outros ilustres portugueses que derramaram o sangue nos prados verdes das terras que agora alimentam as gentes que vivem nas cidades e que se lambuzam de má língua, que estes podem expressar-se livremente e dizer estas "asneiradas". 

Mas lembrem-se a liberdade de expressão termina quando esbarra com a liberdade de outros, seja através de actos ou palavras.

Respeitem os transmontanos, pois são das pessoas mais educadas que existem neste país. E não confundam pouca formação literária com "parolice" ou falta de educação. 

Como já aqui se disse Trás-os-montes está hoje dotada de uma boa rede de ensino, boas vias de comunicação e para quem não sabe ... acesso à Internet.

Por isso à TVI que tem agora este formato de novela denominado "I Love It" que veio substituir os Morangos com Açúcar (outra série que apenas contribui para a destruição dos valores da família e da verdadeira e pura amizade), digo: Tenham RESPEITO!

Quanto a mim a TVI passará a ser um canal secundário, como já o vinha sendo mercê da fraca qualidade de conteúdos com o qual nos presenteia diariamente. 
Como se costuma dizer, "quem não se sente não é filho de boa gente".
Bom dia a todos os transmontanos e desculpem o desabafo!

João Salvador - 12/09/2013

1 comentário: