quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Respeito - Valor basilar da convivência humana


O respeito é uma pedra basilar na convivência humana. Deve seguramente estar sempre de mãos dadas com o amor e a partilha de afectos e sentimentos. 
Esses valores são mais importante, quanto a vida vai seguindo o seu curso, os cabelos vão ficando grisalhos e as rugas vão aparecendo. É nessas alturas que aqueles que nos deram o ser, que criaram a sua prol, bem ou mal, mas da melhor forma que podia e sabia, precisam da reciprocidade, do amor da dos filhos, da família, dos amigos, do reconhecimento da sociedade!
Aqueles que partilham o nosso sangue (e não só), devem ser acarinhados. Reparem no sorriso fácil, na emoção dos vossos pais, tios e até amigos ou desconhecidos quando recebem um carinho, uma palavra de afecto, um mimo ... o dia resplandece, o sol brilha, a alegria contagia. A partilha faz viver ... reviver, erguer, enfrentar conquistar, ainda que "apenas" mais um dia!
A vida vai levando aqueles que amamos, num destino que não controlamos, a um ritmo controlado pela natureza e contra a qual nada podemos. Dessas partidas restam as memórias, os momentos partilhados e tantas vezes revividos com saudade. Enquanto a vida permitir uma réstia de vida nos nossos corações, vivamos conscientes que a melhor forma de deixar a nossa pegada é amando, partilhando, regando os sentimentos ...
Meus amigos, tenho em mim um enorme orgulho por partilhar os valores que me foram transmitidos pelos meus progenitores, familiares e amigos. 
Um desses bens maiores, é o respeito e o amor pelos mais velhos.
O respeito pelos mais velhos é uma forma de poesia, é um todo, é serenidade, é paz, é amor, partilha, sentimento ... é uma pedra basilar de uma sociedade humanizada!


João Salvador - 01/11/2017

Sem comentários:

Enviar um comentário