domingo, 13 de julho de 2014

Licores Caseiros

Vou hoje falar de licores produzidos por um particular perto da minha área de residência. Ainda que não se trate de um produto feito por gentes do Norte (o nosso país é muito rico no seu todo - ainda que pouco aproveitado nas suas potencialidades).
Mais uma vez tive o prazer de visitar uns bons amigos na localidade de Maceda - Ovar. A Sr.ª Carmelinda e o Sr. Joaquim são pessoas que muito estimo, já reformadas que dividem o seu tempo a cuidar do quintal de onde retiram os produtos hortícolas e outros alimentos para o seu sustento diário, servindo como complemento. 
Ali podem encontrar-se desde árvores de fruto; couves, repolho, batatas e ainda pequenos animais domésticos destinados a alimentação, nomeadamente coelhos e galinhas.
São pessoas que durante toda a vida conseguiram a casa que habitam com o suor do seu trabalho, mãos calejadas e costas dobradas que não quebraram, mas que sentem agora o peso dos anos. Bem merecem o descanso de tantos anos de labuta …
O que eu desconhecia era os dotes do filho mais novo, o Telmo, exíguo cozinheiro que se dedica nos seus poucos tempos livres a fazer rissóis para vender para fora de uma qualidade muito apreciável e acima da média daqueles que comemos nos cafés e restaurantes.
O Telmo, convidou-me a experimentar umas bebidas inovadoras que estava a aperfeiçoar, no caso vários tipos de licores de chocolate, limão, café, ervas e outras variedades que desconhecia – diga-se que nunca fui muito apreciador de licores, mas rendi-me ao seu agradável trago.
Segundo me disse alguns levam uma base de aguardente e depois trata de acrescentar outros produtos. Uma coisa é certa, são bastante agradáveis e bebíveis pelo que os recomendo vivamente. 
Admiro acima de tudo pessoas empreendedoras como o Telmo, pessoa bastante humilde e simpática que não baixa os braços perante as adversidades, a quem desejo muita sorte na sua vida pessoal e profissional!

João Salvador – 13/07/2014


Fotos dos licores:

Página do Telmo: https://www.facebook.com/telmorafael.dias?fref=ts

Sem comentários:

Enviar um comentário