domingo, 26 de agosto de 2012

Crónicas da vida e morte do João moleiro - O Clube


IX – O clube


Após terem jantado em família, lá segui para o clube onde esteve a ver as notícias na RTP, meditando sempre no seu próprio silêncio.
O filho mais velho entretinha-se juntamente com outros a jogar o pião ou a jogar ao rapa, ora ganhando, ora perdendo.
O moleiro conversava com o Tó sobre a matança do porco que se aproximava. Mas o moleiro tinha um semblante carregado e triste, o que preocupou o Tó.
- O que tens ó moleiro?
- Nada amigo, apenas me sinto triste e preocupado.
- Mas estás doente?
- Não, mas sinto alguma coisa que me preocupa, nem te sei explicar. Temo pelo futuro dos meus filhos.
- A vida vai assim tão mal – perguntou o Tó.
- Vai-se vivendo, mas o moinho já não me dá grande sustento.
- Pois imagino, o cereal agora começa a ser levado para as moagens industriais. Mas ainda tens bastantes fregueses.
- Sim é verdade – disse o moleiro. Mas começam a diminuir o que me preocupa. Até já diminuiu a maquia do alqueire de 1,5 quilogramas para um quilograma.
- Tem calma amigo moleiro. Tens ainda os terrenos para te socorrer.
- Sim é o que me vai valendo! Só espero que a saúde nunca me falte.
- Não há-se faltar és um homem cheio de saúde.
- Entrego a vida nas mãos de Deus. Mas não sei … sinto alguma coisa que me pesa na alma. Bem vou para casa ter com a mulher.
- Vai com Deus amigo moleiro. Até amanhã!
- Até amanhã – disse o moleiro como que prevendo o desfecho daquela noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário