quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Reencontro com as raízes



Nada é mais gratificante do que regressar às nossas origens, revivendo parte da nossa vida, o que é conseguido através da criação de entidades que nos transportam para o nosso berço. 
Felizmente que várias iniciativas estão a ser levadas a efeito por parte da Amizade União Desportiva e Cultural de Sanfins (https://www.facebook.com/amizadeuniao.culturadesporto), que completa agora o seu primeiro ano de existência. 
Fruto de um excelente trabalho por parte dos seus membros que procuram mostrar o nosso património cultural, não o deixando cair no esquecimento.
A última iniciativa denominada “caminhada trilho dos moinhos” (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.272924066149620.55641.100002960870980&type=1), no qual tive o prazer de participar, contagiou-me a alma, permitindo-me o reencontro de locais por mim trilhados nos meus anos de juventude, bem como reencontrar pessoas e conhecer as novas gerações. 
A visita a dois dos 13 moinhos da aldeia, a breve alocução sobre a história de um dos dois moinhos, tão bem explanada pelo Paulo, ao qual agradeço, permitiu aos participantes absorver um pouco do que era a vivência diária e as dificuldades dos moleiros.
Este tipo de eventos, são relevantes nas mostras do modo de vida dos nossos antepassados, nos seus usos e costumes. Naturalmente que o saudosismo nos persegue. 
Aposta agora a associação na criação de uma biblioteca, permitindo a quem a frequenta dedicar-se à leitura, mergulhando em mundos ilusórios; metafóricos; de enriquecimento de várias temáticas, apostando na cultura dos seus membros. 
Sinto-me gratificado, pela minha singela participação na Associação UCD de Sanfins, na qual seria pertinente participarem todos os naturais da aldeia, bem como os seus descendentes, unindo-se em uníssono em torno de uma memória comum a história da nossa aldeia. 
Finalizo, agradecendo veementemente à Associação o grande trabalho que estão a fazer pela aldeia na divulgação dos seus usos e costumes, apostando na cultura, no desporto e noutras temáticas. Espero sinceramente que os apoios sejam cada vez mais, pois só assim se alcançará uma maior abrangência e sucesso nos projetos futuros.

João Salvador – 08/08/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário